Contrato de Experiência - Deverá ser prorrogado apenas uma vez pelo prazo igual ao primeiro, pelo prazo máximo de 90 dias. | Blog Consecutivo Halloween party ideas 2015


O contrato de experiencia pode ser 30 dias + 30 dias ou 45 dias + 45 dias


O Contrato de experiência é um contrato por tempo DETERMINADO, com o prazo máximo de 90 dias. O contrato de experiência deverá ser prorrogado apenas uma vez, pelo prazo igual ao primeiro. Exemplo: 45 dias de contrato mais 45 dias de prorrogação do contrato. É comum também o contrato de 30 dias + 30 dias.

De acordo com Art. 479 da CLT, nos contratos por prazo determinado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o término do contrato.

Agora no caso do empregado pedir demissão antes de terminar o contrato de experiência, temos o Art. 480 da CLT - Havendo termo estipulado, o empregado não se poderá desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que desse fato lhe resultarem.
§ 1º - A indenização, porém, não poderá exceder àquela a que teria direito o empregado em idênticas condições.

O período de experiência serve para a tomada de decisão tanto para o empregador ver se o contratado realmente serve para o cargo,  quanto o empregado ver se quer ficar no emprego. 

Sendo assim, qualquer das partes pode rescindir o contrato.

Veja os modelos de COMUNICAÇÃO de rescisão do contrato no período de experiencia:


 Termino de Contrato pelo Empregador



Comunicação termino de contrato pelo empregado



Comunicação de antecipação contrato de experiencia pelo empregador


Comunicação de  antecipação do contrato de experiencia pelo empregado






Blog Consecutivo

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.