2ª via da CTPS

Procedimentos a serem adotados:
  1. Registrar um bolotim de ocorrencias - BO, na delegacia de policia
  2. Solicitar a 2ª via da CTPS no Ministerio do Trabalho e Emprego
  3. Recuperar os registros que haviam na via da CTPS perdida

Documentos necessários para tirar a 2ª via da CTPS
  1. Bloletim de Ocorrencia - BO;
  2. 01 foto 3X4
  3. Documentos pessoais (CPF, RG, Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento;
  4. O número da CTPS anterior, que pode ser encontrado por exemplo  num termo de rescisão de contrato, extrato do FGTS, recibo de férias, ficha de registro de empregado;
  5. Comprovante de endereço recente;
Para recuperar os registro constantes na CTPS perdida, procurar todas as empresas que já trabalhou e solicitar que seja feito o registro novamente, inclusive todas as anotaçoes de salários, função e férias, pois no caso de prescisar comprovar o tempo de serviço essas informações são valiosas.  

Se a empresa não existe mais por algum motivo, para adquir o histórico dos registros de empregos anteriores, procurar por exemplo, o Ministério do Trabalho e Emprego, ou INSS.

A 2ª via da CTPS também poderá ser solicitada quando a 1ª vi da CTPS estiver totalmente preenchida.



 Assuntos relacionados

Casou-se ou mudou de nome?

Deverá ser feito anotações de alteração de identidade na CTPS - Carteira de Trabalho e Previdencia Social, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, ou outro orgão competente.

Informar a empresa em que trabalha para a devida atualização, evitando assim futuros transtornos na hora do saque do FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

CTPS Recuperadas

A Carteira de Trabalho serve como prova documental para comprovação de vínculos empregatícios. Em função disso, as CTPS perdidas ou roubadas que são devolvidas nas unidades do Ministério, são cadastradas no sistema CTPS Recuperadas, assim o trabalhador pode ir até a unidade munido de documento de identificação civil para retirada dessa carteira.


Maiores informações pelo fone 158.


Blog Consecutivo

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.